Como cuidar da sua pedra?

February 5, 2016

 

Com os cuidados certos, as bancadas, mesas e pisos em pedra foram feitos para durar!

 

Alguns materiais são mais porosos que outros, absorvendo mais ou menos produtos derramados em sua superfície. Pedras podem manchar, mas os cuidados para evitar isso são muito simples!

 

Durante a obra:

- Proteja a pedra com plástico bolha, papelão e panos. Principalmente em obras longas, são muitos profissionais diferentes usando os pisos e bancadas como apoio para seus serviços. Latas podem enferrujar e pingos de solda mancham as pedras. Peças com acabamento bruto, jateado ou flameado podem encardir com o pó e sujeira da obra;

- Instrua os outros profissionais a tomarem o mesmo cuidado;

 

No dia a dia:

Quanto mais rápido se limpar o produto derramado, menos a pedra o absorverá!

- Limpe imediatamente com um pano úmido sempre que derrubar líquidos (vinho, café, sucos, refrigerantes, perfumes, etc);

- Limpe imediatamente com uma bucha, detergente neutro e pano úmido sempre que derrubar óleos, gordura, tintas, maquiagem e cremes de pele, sabonete, produtos de beleza, etc;

- Em cozinhas e banheiros, não deixe água acumulada nas bordas das cubas e próximo a torneiras. Basta secar sempre com um pano ou rodinho de pia sempre que acabar de usá-la;

- Em cozinhas, não deixe restos de palha de aço ou peças de ferro entrar em contato com a pedra. Elas enferrujam;

- Evite colocar produtos, panelas ou recipientes quentes ou muito frios diretamente nas bancadas. Use sempre descansos ou porta copos.

- Os rejuntes, principalmente claros, podem encardir com o tempo. Não use produtos corrosivos, como sapólio em pó e água sanitária para limpá-los. Os rejuntes podem ser trocados de tempos em tempos.

 

Minha pedra já manchou, o que faço?

Existem produtos tira-manchas específicos para pedras, porém seguem algumas soluções caseiras que já podem resolver o problema:

- Aplique saponáceo líquido/cremoso (Sapólio, Cif, etc) em uma esponja e esfregue levemente na mancha, retirando em seguida com pano úmido. Não aplique diretamente na pedra.

- Ferrugem: esfregue levemente um limão recém-cortado na região e passe um pano úmido em seguida. Depois passe um pano seco para finalizar.

- Líquidos diversos: borrife um pouco de água na mancha e passe uma pasta feita de bicarbonato de sódio com água. Cubra com filme plástico e deixe por 24 horas. No dia seguinte então, lave o local com água e sabão e repita o procedimento se necessário;

- Graxas: coloque amido de milho na região manchada e deixe por cerca de 30 minutos. Depois limpe com panos úmido e seco. O amido absorve a graxa.

 

Antes de aplicar os métodos citados acima, faça um teste em um pequeno canto para que não corra o risco de perder a cor, brilho ou manchar mais. Olhe a mancha de perto e se ela estiver reduzida é sinal que o processo está funcionando, então, é só repetí-lo!

 

PS: Os Primes, compostos de mármore como Branco Prime, Bege Prime, Super Prime e outros, podem perder o brilho facilmente com as dicas para tirar manchas acima. Se o detergente neutro não resolver, entre em contato conosco!

 

Fonte: Fornecedores

Please reload

Compartilhe:

Recent Posts:
Please reload

Por data:
Please reload

Busca por assunto:
Redes Sociais:
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google ícone social Places
1/2
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now